domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Mundo e os Gordos

As vezes eu tenho uns pensamentos meio toscos, e a partir de um deles que veio a surgir esse texto, e também por conta da Cibele, minha leitora número 1nica.

Por favor não me interpretem mal, a Cibele não é gorda e está bem longe disso. Pelo contrário, ela é – como diria o Marcelo Tás – um chuchuzinho, um docinho de coco.

Mas voltando ao tema, estava eu hoje voltando para casa num daqueles ônibus sem cobrador e com apenas uma porta, no qual para entrar e sair tem-se obrigatoriamente que passar pela roleta, e bem na minha frente estava na roleta uma senhora gorda aguardando para descer, inclusive no mesma parada em que eu. Essa senhora não chegou a ficar entalada (mas passou com dificuldades), e a situação me levou a pensar que – sem trocadilhos – NO MUNDO NÃO TEM ESPAÇO PARA OS GORDOS.

Por exemplo, os ônibus aqui que fazer São Gonçalo – Rio são, em sua grande maioria nesse esquema de passar na mesma roleta apertadinha para entrar e sair obrigatóriamente. As barcas também não favorecem aos obesos com seus assentos de braços fixos. Comecei pelos meios de transporte por prejudicarem o direito de ir e vir, mas são apenas os meio de transporte. É bem verdade que já faz algum tempo que não vou ao teatro, mas assim como os cinemas eles não estavam preparados para suportar bem os obesos.

Tem ainda os banheiros em locais públicos com aqueles cubículos, cadeiras de espera e até mesmo portas de residências mais antigas não estão devidamente preparadas.

Se for entrar no mundo da publicidade então... eu NUNCA vi um anúncio estrelado por um gordo. E novela? Já viu alguma novela protagonizada por um obeso? Nem eu.
E como a publicidade e as novelas que lançam moda, logo os gordos raramente são agraciados com as últimas novidade do mercado fashion.

Ah, tem a natureza também. Simmmmm, a natureza. Bixo, imagina só o quanto um gordo não sofre com todo esse calor que tem feito aqui no Rio pelos ultimos meses?

E por fim, para não engordar ainda mais esse texto, tem a questão da aceitação social. Queiram ou não, na rua, as pessoas sempre olham diferente para um obeso e na maioria das vezes é com um pensamento do tipo “caraca, que coisa... relaxamento deixar chegar a esse ponto”. Digo porque hoje mesmo ouvi esse comentário.

Mas enfim, o mundo e para todos, para magros e para gordos. Devemos rever nossos valores e expandir (sem trocadilhos) nossa mente. Os obesos tambem sao gente, e devem ser tratados como tal, com dignidade e respeito. Temos que nos adaptar e acabar com essa velada segregacao e olhar menos pra aparencia e mais pro coracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário