quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Como é difícil...

Puxa, como é difícil começar um blog.

Anos atrás, quando eu tive o meu primeiro blog, que era um blig (blog do ig), as postagens não me pareciam ser assim tão complicadas. Na época o assunto era novidade e coisa ainda era tido como um diário virtual, então a pauta era mesmo escrever sobre tudo o que me ocorria durante o dia, e também naquele tempo eu ainda estava na escola e tinha recém começado o extinto segundo grau, agora denominado ensino médio.

Puxa, fazia parte do "top" da escola - pois é, a galera do segundo grau é/era sempre o máximo né - no meio do ano me fizeram avançar uma série, o vestibular estava batendo na porta, curso de inglês no finalzinho, auge da malhação... meu deus, como tinha assunto. Além, é claro, da própria experiência de se ter um diário virtual. Era o máximo, mas não durou mais de seis meses. Geek ainda não existia, ser nerd não estava na moda e eu preferi passar minhas tardes jogando volei e futebol na rua e as noites conversando com amigos ao invés de ficar elaborando postagens.

Depois disso vieram os fotologs. Ah! esses sim eram legais... Afinal uma imagem vale mais que mil palavras, segundo dizem por aí, e além da imagem ainda tinha a possibilidade de colocar mais de mil palavras como legenda. Uau, isso sim era o paraíso. Nessa época eu já havia terminado o segundo grau, levado bomba no meu primeiro vestibular (na verdade eu me detonei, pois preferi ficar dormindo ao invés de fazer a etapa discursiva da estadual), já tinha largado a minha primeira faculdade, ingressado num emprego e tinha resolvido ser publicitário. Aí ficou mais fácil, aí foi mole arrumar assunto.

Lembro com carinho até hoje do meu fotolog, na verdade um flogs (www.flogs.com.br/olhar_43). As primeiras postagens também foram meio perdidas, mas ali eu encontrei uma rede social. Apesar de o contato ser virtual fiz amizades reais e com algumas das quais tenho contato até hoje. Mas como o foco é conteúdo, vamos falar do que eu postava lá. Começei Me encontrei no olhar_43 postando propagandas, anúncios que eu considerava criativos e a coisa foi se afunilando até encontrar o ápice do meu rumo; anúncios criativos e críticos. Foram cerca de 04 anos no flogs, dos quais 02 foram só de anúncios criativos, mas daí a administração do flogs começou a cagar para o serviço e toda hora ele ficava fora, o CCSP - que era a minha principal fonte de onde vinha 97% do material - resolveu reformular o site tirando a seção que eu visitava para colocar na revista Pasta (que era paga), as agências e anunciantes passaram a dar menos importância à criação de anúncios de protesto e a junção de tudo isso fez com que eu deixasse o flogs de lado.

Depois do flogs já vieram inúmeras tentativas aqui mesmo no blogger, no wordpress, na uol e sei lá mais onde, e todos tinham sempre o mesmo fim. Abandonados após, no máximo, 03 meses.

O que acontece, por que não dá certo??? Pois é, me faço sempre essa pergunta e sempre concluo que a resposta está num conjunto de fatores, listados e comentados abaixo:

1- Falta de Conteúdo:  Sem sombra de dúvidas esse é o fator mais importante. Por várias e várias e várias vezes eu não sei o que postar. Decidi que não queria postar sobre tsunamis, terremotos, assaltos, enchentes, corrupção e roubalheira, daí assisto aos telejornais e não sobra muita coisa. Ah!, esqueci que também não estou nem aí pra reality show e fofocas de celebridades.

Como disse, não sobre muita coisa e então descobri que é fundamental ter um foco. Sei sobre o que não quero escrever, mas sobre o que eu quero escrever? Então amigo leitor, tenha um foco para suas postagens.

2- Layout: Algumas vezes até começei com um conteúdo razoável, mas daí visitava blogs como o jacaré banguela, brainstorm 9, kibe louco e olhava pro meu e pensava: caraca, que layoutzinho mais sem graça.  E matava o blog por causa disso. Hoje em dia com esse monte de free template disponível fica muito mais fácil deixar seu blog com uma cara bacana e atraente para os visitantes.

3- Tempo: Eu juro que toda vez que começo um blog fico pensando como esses caras arrumam tempo para fazer faculdade e/ou trabalhar, sair com os amigos, sair com a namorada, viajar, ler jornal, assistir tv, ir ao cinema, ir ao estádio, jogar uma pelada pelo menos uma vez por semana, ver  pornografia, não fazer nada e ainda conseguir achar conteúdo para o blog. E olha que eu dormia em média 06h por dia hein!!!
Mas hoje entendo que tempo é uma questão de se organizar, se conseguirmos dividi-lo bem dá pra fazer tudo isso e ainda sobra tempo pra assistir super pop.

4- Saco, digo, paciência: Por vezes também acabei o blog por falta de paciência para atualizar. Tinha tudo isso acima mas não tinha vontade de escrever um post.

5- Audiência/fama: Não dá pra negar que TODO MUNDO quer ter pelo menos uns 15 comentários de fama. Tá, não precisa chegar ao ponto de ser reconhecido nas ruas, mas é hiper bacana saber que alguém está lendo as baboseiras que você escreve, e passar meses a fio postando sem nenhum comentário é bem desanimador. Então colegas(parece o cristhian pior) amigos, d i v u l g u e m

6- Perseverança: Acho que esse é o último fator. Não desistir nunca, pois com o tempo todos os outros fatores vão se aprimorar, e junto com ele sua redação e você vai perceber que, ruim de tudo, manter o blog te ajudou pelo menos a garantir uma pontuação naquela prova de português de um concurso.


Agora fui, porque essa postagem aqui já está mais que gigante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário