quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EM NOME DA ETICA (ou da falta dela...) - Rádio Globo transmite entrevista fraudulenta de blogueira

Ha algum pouco tempo tenho lido as postagens no blog da "Leticia" e uma polemicam sido assunto recorrente por la. Para falar a respeito colo abaixo um texto retirado do colega blogueiro Ivan Moraes Filho (http://www.bodega.blog.br/nareal/radio-globo-transmite-entrevista-fraudulenta-de-blogueira/)

Leiam e concluam...
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Rádio Globo transmite entrevista fraudulenta de blogueira
31Aug2011 Autor: Ivan Moraes Filho Categoria(s): NaReal

A jornalista Letícia Fernandez tem um blog sobre sexo. “Cem homens”, chama-se a publicação virtual que trata de fantasias, relacionamentos. Trata-se de um site bem humorado em que a moça discute questões do mundo safadezístico com leveza e, nas entrelinhas, derruba preconceitos e tabus da sexualidade nossa de cada dia. Um blog bacana em que ela coloca-se enquanto uma personagem (fictícia ou não, interessa pouco) que deseja transar com 100 homens no período de um ano.

Enfim, esta manhã, a blogueira surpreendeu-se com a própria entrevista no ar pela Rádio Globo.

“Mas como, se eu não dei entrevista nenhuma?” questionou através do twitter.

Que foi ao ar, foi. Em “entrevista” ao Show do Antônio Carlos, uma menina que fez-se passar por Letícia passou vergonha diante de milhões de ouvintes, deu respostas ridículas e ouviu toda sorte de lorotas e chacotas do apresentador (e de outros radialistas). Informou inclusive o site (correto) da jornalista dizendo que os homens poderiam procurá-la para fazer sexo. Na entrevista, que dura menos de quatro minutos, o comunicador refere-se à entrevistada como sendo a “nova Bruna Surfistinha”, referindo-se à ex-prostituta que celebrizou-se por um blog e pelo livro “O doce veneno do escorpião”.

Longe disso, a Letícia verdadeira atua na área do jornalismo impresso. “Só agora comecei a ganhar um pouquinho com o blog”, revela.

“Minha caixa postal está cheia de ‘candidatos’”, disse, chateada. Providências serão tomadas. “Dei um ‘reply’ num tweet deles, mas estou tão chocada que ainda não consegui escrever nada para a rádio”

Ainda não dá para saber se houve ou não má fé da rádio, embora seja pouco provável que uma entrevistada com assiduidade nas redes sociais seja contactada de outra forma que não seja através dos seus próprios canais, como blog ou o twitter. Também pouco provável que o/a responsável pela produção não se interesse em certificar-se da identidade de quem entrevista.

“Bombardeada” pelo (frequentemente atualizado) twitter (@radioglobonoar) com dezenas de questionamentos sobre a falsa entrevista, a Rádio ainda não se posicionou formalmente sobre o acontecido. Enquanto isso, Letícia (a verdadeira) não descarta a possibilidade de entrar na justiça contra a emissora. “Mas não agora. Vou esperar a poeira baixar”.

Em tempo: por volta das 16h, a Rádio Globo retirou do ar o link com a falsa entrevista e publicou o seguinte tuíte: “Prezados, estamos apurando o caso da entrevista sobre sexo, veiculada pela manhã. Afirmamos q ñ houve má fé.” Assim que ‘descobrirem’ e revelarem o que foi que aconteceu, eu publico aqui.